Facebook Twitter LinkedIn Email

Somos o 3º país mais seguro do mundo! 

 

Portugal volta a ter um importante destaque internacional, desta vez no Índice Global da Paz.

Portugal ocupa assim a 3ª posição dos países mais seguros, só atrás da Islândia e da Nova Zelândia que ocupam respectivamente o 1 ª e o 2ª lugar, no outro lado da tabela temos países como o Afeganistão, a Síria e Sudão do Sul a ocupar respectivamente as últimas posições do Índice.

O Índice Global da Paz ( Global Peace Index ) é um estudo realizado pelo Institute for Economics and Peace em colaboração com a Economist Intelligence Unit em 163 países de todos os continentes.

O objetivo do estudo é medir o grau de segurança e paz de cada país tendo em conta 3 pontos-chave: Nível de harmonia e discórdia dentro da nação, conflitos nacionais e internacionais e indicadores referentes à militarização dos países.

A cada país é atribuído uma nota com base nestes factores principais e em fatores secundários como estabilidade política, capacidades de armamento pesado e nuclear, nível de criminalidade na sociedade, entre outros.

Uma nota importante é a de que Portugal subiu duas posições relativamente ao ano passado tirando o lugar a países como a Áustria e a Dinamarca.

 

 

1.º – Islândia

2.º Nova Zelândia

3.º Portugal

4.º Áustria

5.º Dinamarca

6.º Canadá

7.º Singapura

8.º Eslovénia

9.º Japão

10 – República Checa

….

154.º Rússia

155.º Rep. Dem. do Congo

156.º Líbia

157.º Rep. Central Africana

158.º Somália

159.º – Iraque

160.º – Afeganistão

161.º – Sudão do Sul

162-º – Síria

163.º – Afeganistão

Mais informações do estudo : http://visionofhumanity.org/app/uploads/2019/07/GPI-2019web.pdf

escrito por: Pedro Henrique