Facebook Twitter LinkedIn Email

O calor está a chegar! Veja 5 dicas para preparar a sua piscina

Já estão a ficar para trás os dias cinzentos e frios, já se sente o aroma do verão no ar e a piscina, tão esquecida nos dias de inverno, começa agora a ganhar nova atenção.

Nada melhor num dia quente e ensolarado que juntar a família e amigos à volta da piscina, mas antes disso é necessário limpar e fazer uma pequena manutenção da mesma e do espaço em redor.

Damos-lhe aqui 5 dicas para começar a mergulhar o quanto antes:

1- Escolha as ferramentas certas.

Para esta primeira etapa de preparação da sua piscina, são necessários o aspirador, a rede e escovas.

Comece por limpar a superfície da piscina com a rede para retirar todo o lixo e insetos acumulados durante o inverno 

Depois, limpe o fundo da piscina com o auxilio do aspirador automático ou manual.

E por fim limpe as paredes de forma a retirar a marca da água e os microorganismos que se alojam na sua piscina.

Tenha especial cuidado com este último passo, se tiver uma piscina com paredes de azulejo, utilize uma escova mais dura, em caso de paredes feitas com fibras de vidro e vinil utilize uma escova mais macia, de forma a não danificar as laterais da piscina.

2- A qualidade da água é muito importante

Ainda na parte da limpeza e manutenção, é muito importante prestar atenção aos produtos que usa para manter a piscina limpa, por exemplo, durante a limpeza, utilize detergentes específicos para esta tarefa com baixo teor de sabão para evitar fazer espuma.

De seguida verifique as quantidades de cloro e verifique o ph da água.

Este é talvez o passo mais importante para garantir que as tardes junto à piscina sejam um sucesso e evitar que os convidados saiam com alergias ou intoxicações.

A quantidade de cloro e o nível de ph vão variar de caso para caso mas, alguns dos critérios a ter em atenção são: o tamanho da piscina, a temperatura da água, a quantidade de pessoas que vão usufruir da piscina e a qualidade de filtragem da água, em caso de dúvidas, talvez seja melhor informar-se com a empresa que fez a instalação da sua piscina.

3-Uma boa iluminação é essencial para criar uma boa “vibe” 

Existe algo mais relaxante que um final de tarde à beira da piscina a desfrutar de uma boa companhia com boa comida e bebida?

Uma piscina bem iluminada é a chave para criar um ambiente acolhedor e relaxante, existem inúmeras formas de iluminar a sua piscina, com lanternas apoiadas no chão e nas paredes da mesma, luzes flutuantes, velas em redor da piscina, LEDS ou iluminações mais rústicas no quintal, enfim, o melhor mesmo é inspirar-se e dar asas à criatividade.

4- Decore o exterior.

De que vale ter uma piscina se o espaço em redor não estiver bem aproveitado?

Para uma decoração do espaço em redor, recomendamos o uso de plantas,  pequenas árvores e arbustos como, Palmeiras, Palmito-Espanhol, Jasmim, Dragoeiro,

existem muitas possibilidades, escolha no entanto plantas que não tenham folhas pequenas e pontiagudas, que não tenham espinhos, que não sejam caducas e que não tenham raízes fortes para não danificar a piscina.

A relva em redor também é uma excelente opção, aliada a umas espreguiçadeira e redes de descanso formam o ambiente perfeito para uma tarde relaxada à beira da piscina.

Crie também um espaço protegido do sol para poder fazer refeições, ou para as hora mais quentes, junte neste espaço mesas, cadeiras, “puffs” e almofadas grandes e de preferência um “barbecue”! 

5- Por fim, o mais importante, divirta-se!

Compre bóias divertidas, crie jogos para os mais novos, compre colchões insufláveis e até, bares flutuantes e divirta-se e aproveite!

escrito por: Pedro Henrique